quinta-feira, 27 de maio de 2010

Busque verdades, confie em alguém, sinta saudades...
Sorria, procure um amor.
Acredite na sorte, tenha fé, faça amigos...
Dê um valor absurdo na vida, faça o que você gosta, se alimente bem e coma o que tenha vontade. Corra, grite, viaje mais... gaste todo seu dinheiro indo ao cinema, ou bebendo no fim da tarde (hahaha), acorde cedo, durma tarde, leia um livro, ou tente escrever um...
Precisamos ser felizes, afinal já somos livres!

Ana Alencar, maio 2010.
(sem tempo)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Teoria da Saudade

Saudade não se teoriza, se sente.
É presença da ausência.
Mas há saudade e saudade.
Saudade cruel e saudade doce, boa.
A saudade cruel é aquela do que está longe.
Do que vislumbramos, conhecemos até, mas não temos dentro de nós.
Essa dói, machuca, tira o sono, maltrata, rouba o riso, modifica o olhar, entristece. Mas não é saudade, de fato, é falta.
Falta do que, ou de quem não se tem.
Falta, é o verbo que tem cheiro de vazio, é lacuna; saudade é substantivo que se transforma em advérbio de intensidade, intensidade o sentir.
É sensação, é plenitude, é lembrança.
E somos afortunados.
Não há em outra língua verbete para traduzir esse sentimento.
Saudade boa, saudade, saudade, essa é doce.
Dói? Dói sim, mas não é cruel, é uma dorzinha boa de se sentir, leve, que enche o peito, faz sonhar, sorrir, elevar o olhar para o passado, gera suspiros e é, como afirmei, presença da ausência.
Nada torna mais presente o que está ausente do que sentir saudades. Saudade é vida. Só morremos quando esquecidos, quando não somos mais ausentes em ninguém e isso quer dizer que não existimos mais em nenhuma memória. Saudade boa é consciência de algo ou alguém.
Não sentimos nunca saudades do que não nos emocionou, provocou sorrisos, prazer, amor, êxtase, sentimentos verdadeiramente bons. E as músicas, os poemas, os textos, as canções, não servem para outra coisa a senão para traduzir o que não conseguimos definir; para falar por nós, ratificar o que sentimos.
Então, se por acaso lhe vem à mente uma música antiga ou atual, brega ou moderna, se uma paisagem ou um céu estrelado, uma imagem do passado ou de alguém, lhe surgir na mente; ou se um trecho de um poema, de um texto qualquer, lhe provocar um suspiro, e de repente você sentir saudades. Não se espante, nem se entristeça.
Aproveite. Agora se alguém disser que sente saudades de você, comemore duplamente.
Triste é não ter do que ou de quem sentir saudades.
E mais triste ainda é não deixar saudades em ninguém.

domingo, 21 de março de 2010

Relax!!! - Jô Hallack

Outro dia eu estava numa livraria procurando um livro do Oliver Sacks e fui parar na estante de saúde-psicologia. E me deparei com o mais fantástico e bizarro erro cometido por uma livreiro. O livro Mate-me, por favor, que é a história do punk-rock, na sessão de AUTO-AJUDA. Não é maravilhoso? Isso me inspirou e me deixou totalmente auto-ajuda. Se o punk-rock pode ser auto-ajuda, eu também posso! E fiz este guia de dez passos para chegar à felicidade. Ou, pelo menos, para você se esquecer que tem que chegar à felicidade.

Caros, a realidade é que ninguém tem que chegar a lugar nenhum. Se a própria Terra roda, roda, roda e acaba no mesmo lugar, porque nós teríamos que chegar a algum lugar diferente? Ou realizar grandes feitos durante nossa existência? Ou ganharmos um Oscar? Vivemos estressadas, correndo para lá, mas a real é que ninguém sabe direito para onde está indo. E se sabe, não sabe o PORQUE. Isso nos transforma numa população neurótica, numa horda de gente louca! RELAX!

1 - Ligue o foda-se. Como se sabe, o foda-se é uma linda palavra da língua portuguesa que simplesmente acaba com todos os seus problemas. Estou gorda. Foda-se. Estou desempregada. Foda-se. Estou sem namorado. Foda-se. Estou namorando mas não queria estar. Foda-se. Viram como ela é mágica?! Por alguns segundos (minutos, meses) o problema desaparece! Uma coisa linda! Não estou falando que não precisamos agir, pensar em soluções para os nossos problemas e muito menos pregando o comodismo. Mas ligar o foda-se, vez por outra, é ótimo. Por isso, repita em voz alta comigo: FODA-SE, FODA-SE, FODA-SE!

2- Dê prioridade para coisas que não são prioridade. Por exemplo: chegue um pouco tarde no trabalho porque você tinha hora com manicure. Se o chefe reclamar, diga que estava numa consulta. O que não deixa de ser verdade.

3- Vá na taróloga. Ou na mãe-de-santo. Ou na astróloga. Coisas místicas são ótimas para desneurotizar, porque você vê que ainda terá várias vidas para resolver seus problemas. Tipo assim, você pode comprar seu apartamento próprio em três reencarnações sem juros! Ou desencanar daquele pretê porque sabe que vocês têm uma ligação kármica e, mais cedo ou mais tarde, algo vai rolar. Tipo na próxima vida! Parece um pouco longe? RELAX!

4 - Peça colo para seu pai e sua mãe. Se você é orfã, peça colo para a sua roomate. Ou para o síndico. Ou para o estagiário. Se você não tem ninguém nessa vida, vá para o item três e peça colo para os espíritos

5 - Seus problemas podem ser a sua solução. Se você acha que é a pessoa com mais problemas da humanidade, escreva um roteiro da sua saga e venda para algum produtor. Poderá dar um filme daqueles depressivos que passam no Supercine, baseados numa história real. E você ainda vai ganhar uma grana. Se você acha que a sua vida não é terrível suficiente para render um filme baseado numa história real, sua vida é ótima. E pare de reclamar. Em outras palavras: relax!

6 - Esvazie a sua mente. Fique olhando para o além com uma cara de quem acaba de sofrer uma lobotomia. Fique assim por muito tempo. Depois, tire onda com os colegas e diga que - sim - você faz meditação!

7 - Gaste a maior grana em roupas. Se bater a culpa e você lembrar que poderia ter economizado para comprar um DVD...... Vá até o passo um e...... você sabe o que fazer.

8 - Aliás, se liberte de objetivos medíocres e humilhantes tipo.... comprar um DVD. Seu novo objetivo maior da vida deve ser: SE DIVERTIR!

9 - Em nenhuma hipótese deixe de almoçar porque você está trabalhando muito sem tempo para isso. É uma teoria ótima elaborada por Dani: qual é objetivo final de todo trabalho? Ter dinheiro para sobreviver, isto é, COMER. Ou seja, se você trabalha para comer, não pode não comer para trabalhar. Isso geraria um paradoxo na sua vida e tudo perderia o sentido!

10 - Vá para algum lugar de natureza e fique correndo nesta praia (ou neste campo) de braços abertos, dizendo coisas hippies (pode ser mentalmente, para não pegar mal) do tipo: Obrigado sol, por você existir. Se você mora em São Paulo e estiver chovendo, faça isso mentalmente! Ia ser um pouco estranho você sair correndo pela Paulista de braços abertos gritando: obrigada garoa e asfalto, por vocês existirem!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

o mundial me fez pensar.

Não vejo problemas em ser questionada mas quando questiono... ah...
As pessoas deviam saber a importância de questionar, se elas sentissem o prazer que eu sinto quando posso ter uma boa e sincera conversa... ah...
A gente vive pensando em o que será do mundo, mas será que alguém já parou pra pensar no seu mundo? Assim... o meu ta uma bagunça. Você pode até tentar tapar o sol com a peneira, mas não terá sucesso.
Sucesso... Penso que muitos desejam isso (ou pelo menos espero), e se você imaginou multidões gritando seu nome, muito dinheiro, muitos cassinos, não, você está errado (muito dinheiro e algumas viagens seria uma forma de sucesso para mim, sem problemas). Eu estou falando de se sentir realizado.
Ter sucesso e ser totalmente real.
Se pararmos pra analisar isso é tão, mas tão grande. Alguns tem sucesso e não são reais, outros são (embora eu não acredite!), alguns tentam e outros nem sabem do que eu estou falando. É saber escolher, e saber ser feliz com a sua escolha.
Muita gente me questiona pelo que eu faço e a maioria acha que é só um sonho, e que só o amor me move. Eu gosto de desafios, eu adoro viajar, e claro, eu amo o que eu faço.
Existem milhares de maneiras de se ter sucesso, eu corro atrás da que eu acho mais correta.
Você pode desejar muito e não sair do sofá, e ainda assim achar que esta tentando.

Ana Alencar/ setembro 09

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

oi hihi

faz muito tempo que não brinco aqui.
Mas acho que agora, talvez eu comece a dar bola pra esse blog...

assim que der vou postar algumas idéias, textos, vídeos hahah
see you!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Presente

Danço,
Pelo gosto de me libertar...
Danço.

Choro,
Procuro defeitos, me acho na fé, esqueço de amar...
Choro.

Canto,
Mesmo sem saber cantar...
Canto.

Opino,
Onde quer que eu vá, onde eu possa me expressar...
Opino.

Durmo,
Com vontade de acordar...
Durmo.

Brigo,
Pela arte de ensinar...
Brigo.

Rio,
Lentamente, exageradamente, sem querer parar...
Rio.

Vivo,
Pelo prazer da liberdade, o encanto do amor.
Pela sensação da música, para ver quem sorria.
Com sono, sem sono, pelo prazer da noite, pelo prazer do dia.
Aprendo ensinando, ensino aprendendo.
Pelo gosto da risada, pelo ‘oi’ da pessoa amada.
Vivo, e assim vou vivendo.



Por mim, num dias desses aí :)

Esperando Um Destino... Risonho

Mal sabe a mocinha que reclama do inverno sem vinho e sem paixões, que cedo ou tarde, terá amor e embriaguez para qualquer da estações.

Enquanto hoje caminha ao lado de si mesma rumo a luz no horizonte, onde mal se acarinha e evita lágrimas sofridas para alguém que a desaponte.

Porém um dia a tal anjinha ainda encontra o par perfeito, o destino então será risonho:
Vai deixar de ser sozinha, e ele também vai ter defeito... mais vai confortar seu sonho.